Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de julho, 2010

Gigante

Gigante, cada dia da nossa vida deve ser encarado assim mesmo, gigante, enorme, com infindáveis possibilidades, com razões desconhecidas e mistérios por descobrir, não estamos sós, mas temos que enfrentar este desafio todos juntos, pois todos fazemos parte do mesmo destino. "Há gente que possui a verdade no seu interior, mas não a traduz com palavras." (K. Gibran)

Ter ainda

Não tenho meios para conquistar, não tenho a verdade para persuadir, não tenho a razão do meu lado para criticar, não vejo motivos nem tenho motivação para encontrar, resta a minha dignidade, resta-me pensar que mais alguém se importe... "Ser leal a si mesmo é a única maneira de conseguir ser leal aos outros." (Vicente Alexandre)

Confiança

Não devemos, não podemos deixar de ser o que pensamos, não podemos deixar que nos influenciem e nos digam que estamos errados, porque mesmo que isso aconteça, só vamos chegar à verdade se errarmos umas quantas vezes, nunca chegaremos à perfeição, mas seremos dignos da nossa consciência e da nossa dignidade, fruto da educação que tivemos e impressão digital da nossa alma. "O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez." (Samuel Smiles)

Sentimentos

Quando achamos que já experenciamos todos os sentimentos, surge um que nos faz acreditar, que nos faz lembrar, que nos satisfaz de orgulho, que nos dá vida, que nos deixa sem palavras, que nos faz chorar de alegria, um sentimento único, vivido uma única vez, por breves segundos e que nos alimenta para o resto das nossas vidas.   "Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?" - Fernando Pessoa

Perdoar

Não perdoamos de coração, perdoamos com intenção, perdoamos por interesse, a verdadeira tolerância é comprovada no acto de perdoar. Quando conseguirmos perdoar com coração humilde, seremos dignos de dizer a frase por todos nós conhecida. "Perdoa-nos as nossas ofensas, como nós perdoamos a quem nos tem ofendido." 

Viver

Repensar a vida, as ideias, os objectivos, nascer de novo, partir para o desconhecido, interiorizar a verdade, a humildade e a decência, romper ideais, frases feitas, mentiras, dar esperança ao que somos, ao que podemos ser, VIVER. "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." - Nelson Mandela 

O social...

A ideia de sermos socialmente aceites retrai a possibilidade de sermos verdadeiros à nossa consciência, ao nosso bem-estar, a preocupação em ficar bem perante os outros, a ideia de nos diferenciarmos, de ter algo que outros não tem, aniquila a verdade da nossa identidade, vivemos numa sociedade sem nome, vivemos com a ideia do "chico-esperto", somos "obrigados" a pactuar com modos de vida indolentes, alguns lutam para serem diferentes, de nada vale, a não ser aos olhos da esperança e da verdade. "Todos os homens são donos da sua riqueza. O avarento é escravo da sua." (Juvenal)

Passado

Viver agarrado a algo do passado sugere a inexistência do presente, guardar ecos de rancor, de angústia, de tristeza, de aflicções para memória do que hoje somos, recordar para viver, lembrar para ser, ata-nos a algo que ficou incompreendido, inexplicável, viver no presente o tempo passado, não, o presente implica deixar o passado viver o nosso futuro.   "Há quem gaste a vida toda a organizar a vida." (Séneca)

Vergonha

Não há limites para os nossos sonhos, vivemos na esperança, acomodados à nossa existência, olhamos os outros sem significado, reflectimos sobre o que nos rodeia, criticamos, temos ideias, mas nada construímos, nada fazemos, compactuamos com esta forma de estar porque somos desonestos à nossa consciência. "Há gente que possui a verdade no seu interior, mas não a traduz com palavras." (K. Gibran)

Nelson Mandela

"Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos." - Nelson Mandela É com grande alegria e com grande prazer que trascrevo as palavras de um grande líder, de uma grande consciência, que ele viva para sempre no coração de toda a humanidade.

Os outros

As palavras, os gestos, o comportamento, são factores que nos identificam aos olhos dos outros, são a nossa identidade, usar as palavras certas, ter um comportamento digno faz de nós "melhores" pessoas, a dificuldade é termos a humildade suficiente para percebermos tudo isto....nos outros. "A confiança na bondade dos outros é testemunho não pequeno da própria bondade." (Montaigne)

Sinais do tempo

Reticências, exclamações, interrogações, ... porque a vida nos prepara sempre uma surpresa, não interessa se boa ou má, interessa saber vivê-la exponencialmente, !! porque por muita experiência de vida que tenhamos, haverá sempre algo que nos fará ficar admirados e ?? porque sem perguntas não conseguimos chegar ao destino, falta o ponto final, pois com ele tudo acaba ou tudo começa, quem sabe, fica a interrogação... "Uma das primeiras virtudes sociais é tolerar aos outros aquilo que devemos proibir a nós mesmos." (Charles Duclos)

Força

Não temos razão, não temos direito, não temos verdade, não temos motivos, por vezes não temos explicação, olhar para o lado é uma virtude, saber respeitar é um desafio, quando vemos um homem sem braços e sem pernas, pensamos, como é possível?... no entanto esse mesmo homem olha para nós e pensa como é possível, como é possível um homem paecer tão forte e ser tão fraco.  "Cada fracasso ensina ao homem algo que ele necessita de aprender." (Dickens) http://www.lifewithoutlimbs.org/

É justo

Eloquente aquele que fala com o coração, aquele que não tem medo das palavras, aquele que dita o que faz sentido, capaz de mover consciências, de transportar os sonhos para a realidade, visto e seguido bem como olhado e perseguido, não somos nada ao contrário do que pensamos, ou somos tudo quando pensamos que nada somos. "O homem justo não é o que não comete nenhuma injustiça, mas aquele que, podendo ser injusto, não o quer ser." (Mandro)

O bom Samaritano

Todos os dias, somos chamados a ser os samaritanos deste mundo, temos a obrigação de olharmos o outro e de o ajudarmos nas suas aflicções, nos seus desafios, nas suas angústias, no entanto passamos os nossos dias a imitar os doutores da lei, sabemos sempre tudo e temos sempre razão, caminhamos pelo nosso caminho e quando vemos alguém em apuros, simplesmente, atravessamos para o outro lado, fazemos um pequeno desvio, crueis, interesseiros, egocêntricos, quem está certo, o dr. ou o samaritano? Procurem a resposta no vosso coração e na "parábola do bom samaritano". (Lucas,10). É mais importante a maneira de dar do que aquilo que se dá. (P. Corneille)

A vida

Quando nada queremos dizer, quando nada queremos pensar, simplesmente esquecer a lembrança e viver o presente, quando nos queremos esconder de nós próprios, quando o que queremos ver não existe, quando não queremos sonhar, quando olhamos à volta e o que vemos é o vazio, então estamos perante a mais bela forma de vida, a nossa. "A vida foi-nos dada, mas só a merecemos se a dermos." (Tagore)

O que fazer...

Somos instrumentos na mão dos "poderosos", este sentimento leva-nos a pensar na verdade dos factos, somos coniventes com as atitudes e comportamentos que criticamos, somos o refúgio desse mundo, somos nós os verdadeiros compadres dessa arrogância, e porquê?...porque estamos sentados a criticar e a dizer mal de quem nos atropela, de quem nos insulta com palavras bonitas, de quem nos faz viver nesta constante aflição, o que fazer??? "A astúcia tem muitos vestidos; a verdade gosta de andar nua." (Thomas Fuller)  

Hoje

Animal distinto este, relembra um ser capaz do melhor e do pior, faz pensar que tudo é possível mas não consegue alcançar a verdade, tentação, ambição, testemunho, e no final, nem se apercebe do caminho que trilhou, angustiante, inocente, reflexo de ideias nobres que nunca as pratica, ideiais e pensamentos altruistas não existem, são meros recados que vai ouvindo durante a sua estadia, são palavras esquecidas nas páginas do seu diário, vive a pensar em si e só em si mas com a certeza que outros existem, existem??? "O que mais surpreende é o homem, pois perde a saúde para juntar dinheiro, depois perde o dinheiro para recuperar a saúde. Vive pensando ansiosamente no futuro, de tal forma que acaba por nao viver nem o presente, nem o futuro. Vive como se nunca fosse morrer e morre como se nunca tivesse vivido." Dalai Lama

Quem sabe...

Talvez um dia a historia da nossa vida se repita, mas num outro qualquer lugar, com outras pessoas, com outras emoções, com outros problemas mas sempre com a mesma consciência, sempre com a mesma humildade e sempre com a mesma dignidade. "Nunca se vai tão longe como quando não se sabe para onde se vai." (Cromwell)

Como?

Na realidade, os pensamentos são únicos, são marcos da nossa consciência, são verdadeiros testemunhos da nossa essência, a verdade é que somos colocados perante as dificuldades de uma vida sem fazermos sequer parte dela. Sê paciente com todo o mundo, mas acima de tudo contigo próprio. (S. Francisco de Sales)

Ora...

Sobre a dignidade, não tenhamos ilusões, deve ser vivida, demonstrada e respeitada, normalmente anda sempre aliada a pessoas de carácter e com grande verdade, apoia-se em razões fortes, muitas vezes, mais fortes que a própria razão, sabe estar, sabe ser e sabe saber, é um dos pilares da nossa integridade, quem a sente, sabe do que estou a falar. "Os mais soberbos na prosperidade são os mais débeis na adversidade." (Fenelon)

Digno

A maior força para vencermos as "lutas" e "problemas" do nosso dia está, sem dúvida, no nosso interior, é a certeza da nossa identidade, a nossa dignidade, o nosso comportamento ordinário, hoje em dia, sermos dignos é tarefa quase impossível, tal é o empenho de uma sociedade mascarada, hipócrita, irresponsável. "Só é digno da vida e da liberdade quem todos os dias se esforça por as conquistar." (Goethe)